quarta-feira, 20 de abril de 2016

Sites onde prevalece o bom senso ou... a falta de bom senso enfumaçado na fumaça

Curiosidades sobre uso de fogão a lenha (cujo uso considero crime ambiental)
1) A fumaça de um fogão à lenha incomoda o vizinho. O dono da chaminé levanta uma chaminé sem acompanhamento técnico. Imagina-se que quanto mais alta seja a chaminé, mais se tenha afastado o famaceiro do vizinho. Errado em parte! O peso da coluna de ar frio existente sobre a chaminé é tanto maior quanto maior seja a altura da chaminé. Neste caso, em regime não-forçado, o ar frio mais pesado empurra de volta a fumaça para baixo.

http://www.periciatec.com.br/site/?page_id=231

Pesquisando na internet, vejo que há muitas famílias que sofrem com o desrespeito dos vizinhos viciados em fogão a lenha. 
 no paraná existe o instituto ambiental do paraná - iap. 
Os técnicos utilizam um método denominado "escala de ringuelman" para medir a densidade da emissão e assim pode ser enquadrado como crime ambiental, sem problemas. Artigos 61,62 e/ou 66 do decreto federal 6514/08, administrativo, além do artigo 54 ou 60 da lei 9.605/98, criminal.

https://jus.com.br/duvidas/130967/fumaca

Em pesquisa realizada a partir do site de buscas Google apurei os riscos à saúde decorrente da fumaça e fuligem emitidas por fogões do tipo, veiculadas por site de empresa especializada na construção de fogões a lenha (“Ecofogão”): “Quais os impactos destes problemas para a saúde das mulheres, crianças e outras pessoas expostas à fumaça da cozinha? Fumaça de lenha contém, em sua maioria, partículas suspensas com diâmetro menor que 10 micrômetros, partículas tão minúsculas que são respiráveis, ou seja, penetram diretamente nos alvéolos pulmonares. Isto ocasiona irritação, infecção e até mesmo impregnação nos pulmões. As crianças, se expostas continuamente a fumaça da lenha, são muito susceptíveis a Infecções Respiratórias Agudas (IRA). Nas mulheres esta exposição também pode ocasionar Doenças Obstrutivas Pulmonares. As pessoas não percebem, mais no mundo todo são mais de 2,4 bilhões de pessoas que dependem de fogões a lenha, a maioria do tipo primitivo, o que infelizmente, segundo a Organização Mundial de saúde, leva a morte anual de quase 2 milhões de pessoas em decorrência de enfermidades originadas da infecção ocasionada pela fum 
.... continue lendo no site 
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/27437774/pg-1786-judicial-1-instancia-interior-parte-i-diario-de-justica-do-estado-de-sao-paulo-djsp-de-03-06-2011


http://www.atrativosbonito.com.br/pt,276,queimar+lixo+domestico+pode+dar++multas+e+ate+detencao