sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Torre de Babel conforme o filme METRÓPOLIS (1927)

Partes quebradas daquele que poderia ter sido um dos melhores filmes de todos os tempos.

"Hoje contar-vos-ei a Lenda da Torre de Babel. -Venham, vamos construir uma torre cujo topo alcance as estrelas! No topo da torre escreveremos: GRANDE É O MUNDO E O SEU CRIADOR E GRANDE É O HOMEM!" 
... Mas, as mentes que conceberam a Torre de Babel não a conseguiram erigir. A tarefa era demasiado difícil. Então contrataram mãos em troca de um ordenado mensal.
... Mas, as mãos que a construíram nada sabiam do sonho do cérebro que a havia concebido. O hino de louvor de uns tornou-se a desgraça de outros. As pessoas falavam a mesma língua mas não se compreendiam entre elas...
"Cabeça e mãos precisam de um mediador" 
"O mediador entre cabeça e mãos tem de ser o coração"
------------
Um clássico expressionista que merece um Oscar através dos 88 anos que nos separam dessa mega super produção.

Transit Film
An Ufa prodution
Distribuited Fritz Lang
Romance de Thea von Harbou
-
Trilha sonora organizada pelo compositor Giorgio Moroder e canções de ícones da década de 1980, como Freddie Mercury, Bonnie Tyler, Pat Benatar, Billy Squier, Adam Ant e Jon Anderson. 

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Filme Uma Longa Viagem (The Railway Man) 2013, - 1 hora e 56 minutos (frases e fotos)


História real Baseada no livro Best seller de Eric Lomax (autobiografia)

O filme inicia com a fala de Eric Lomax –“No início dos tempos, o relógio bateu uma vez. Em seguida, deixou cair o orvalho e o relógio bateu duas. Desse orvalho cresceu uma árvore e o relógio bateu três. A árvore fez uma  porta e o relógio bateu quatro. Os homens nasceram e o relógio bateu cinco. Contagem um.. eis que estou à porta e bato!” (Entendo que nesse início o escritor se refere as torturas sofridas durante a guerra. Foi lá que ele ficou vivendo todos os dias o mesmo terror por anos).

Aos 34 minutos do filme Lomax fala aos amigos –“Os britânicos pensavam em construir uma estrada de ferro que seria feita por este caminho e completar uma linha que fosse da China à Índia. Se conseguissem as linhas teriam ficado junto a linha ferroviária do Canadá, do Pacífico, da Transiberiana e do Expresso do Oriente. –Porque não construíram? –Bem, uma estrada de ferro é um serviço duro, miserável, geralmente feito por trabalhadores imigrantes. As grandes galerias americanas foram construídas por camponeses chineses e até mesmo as britânicas foram construídas por irlandeses... mas as vezes, as estradas de ferro são difíceis de construir. São centenas de quilômetros até a Birmânia através de montanhas e os britânicos concluíram que construir essa estrada de ferro não seria um problema de engenharia mas de barbaridade extrema e de crueldade. As condições seriam tais que aqueles que não morressem desejariam morrer. Para construir seria necessário muito mais que emigrantes pobres, seria preciso um exército de escravos.”


Resumindo o final do filme, Erik Lomax soube que o tradutor japonês responsável diretamente pelas torturas sofridas estava vivo, só que, tempos antes,  Lomax conheceu Patti que o ajudou a enfrentar os pesadelos da guerra aplacando a chama da vingança. Torturado e torturador tornaram-se grandes amigos até a morte de Nagase em 2011. Penso que Lomax e Nagase foram abençoados. Escolher o perdão vindo da resignação é para grandes almas, não é qualquer um que consegue.

Distribuição Califórnia Filmes
Screen Australia in association with Silver Reel
Diretor Jonatham Teplizky
Elenco: Colin Firth, Nicole Kidman, Jeremy Irvine, Tanroh Ishida, Hiroyuki Sanada.

Erik Lomax 
30/05/1919 a 08/10/2012 Como alguém que passou por torturas na guerra pode viver 93 anos eu não sei mas os créditos de sua longa vida, com certeza foi de sua esposa.
(Copiei da net apenas a data de nascimento e falecimento de Lomax, no ademais, tirei do filme(em azul) minha opinião (em negrito)
(By Mar)
- Quem aprecia uma história da mesma forma que eu vai dar nota 10 ao filme.-

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Frases e fotos do Filme DEIXADOS PARA TRAZ (Tribulation Force) 2014

-Como você descreve o começo e o fim? (Pergunta feita no início do filme) -A minha resposta é: -Homens no passado brincaram de escrever o futuro apostando na limitação dos humanos que só usam 10% (ou menos) de sua capacidade metal aliadas a seus eternos
 medos transferidos de pais para filhos, portanto, dois motivos principais para se crer que a população do planeta em sua maioria  é movida por uma fé induzida por alguém com força e carisma.  A esses limitados induzidos eu digo "Assim foi, assim é,
sempre será e as escrituras serão cumpridas porque a raça humana não deu certo. Fazem tudo o que está escrito e poucos fazem a caridade. Não existe caridade nas escrituras, existe sim, um mar de sangue.
-
A história envolve uma nova ordem mundial, o anticristo e o arrebatamento. Aqueles dogmas todos criados através do ódio que sempre perseguiu os viventes com um único objetivo: O Poder!  
e:-
-Duas frases e fotos dos olhos de alguns atores que, a propósito, foram bem focados na filmagem.
-Frases-
"O Segredo não é ficar calmo mais parecer calmo."
"O que é engraçado nos sonhos, não importa quão louco eles sejam é que neles tudo parece fazer sentido."
----------------------
No ademais, fiquem de olho!

                                                                                                                                                                                                                                             


                                                           
Sony Pictures - mini série em 3 capítulos.


Baseado na série de livros Left Behing de Tim Lahye e Jerry B Jenkins              

    Kirk Cameron
Brad Johnson
Clarence Gilyard
Janaya Stephens
Lou Glossett Jr
Nicolas Cage
entre outros não menos importantes
Produção by Nicholas d Tanarrok Peter Laconde
-
Os atores ficaram de olho bem aberto numa tentativa máxima para não pegar no sono durante a filmagem.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Frases e foto do Filme O HOMEM DUPLICADO / Enemy

O professor fala no começo do filme (melhor parte do filme para mim)
"O caos é uma ordem ainda indecifrável.
Controle ... -é tudo uma questão de controle. Toda ditadura tem uma obsessão. -É Isso! A Roma Antiga dava para as pessoas pão e circo. Entretinham o povo com diversão. As outras ditaduras usam outras estratégias para controlar ideias. Como fazem isso? -Rebaixam a educação! -Eles limitam a cultura, informações, censuram  qualquer meio de expressão individual. É importante lembrar que esse é um padrão que sempre se repete na história."
---
Quanto a história, não sei se entendi direito. Talvez a duplicação refere-se ao caos mental que uns tem demais e outros tem de menos e José Saramago não tinha de menos.
(By Mar)
---
Distribuição IMAGEM FILMES
Dirigido por Denis Villeneuve
Baseado no livro Enemy de José Saramago.
Com Jake Gillenhaal, Mélanie Laurent e Sarah Gadon.
Ano 2014
,