sexta-feira, 25 de julho de 2008

SOL NASCENTE livro de MICHAEL CRICHTON

Digitando aqui, parte da página 22 do livro: --------------------


- Os japoneses têm um maravilho traço jovial em sua personalidade,
que se faz sentir nos lugares e momentos mais inesperados.
- Provavelmente vocês sabem que seus monges zen devem escrever um poema,
quando sentem que sua morte está próxima.
É uma forma de arte muito tradicional e os mais famosos poemas desse gênero
são citados durante séculos.
Portanto podem imaginar a pressão sofrida
por um roshi zen quando sabe que está para morrer
e que todos esperam que escreva um grande poema.
Durante meses, ele não pensa em outra coisa.
Mas meu poema favorito foi escrito por um monge
que se cansou de toda aquela pressão.
O poema diz:
O nascimento é assim. A morte é assim. Poema ou não poema. Por que tanto barulho? ---------------------------- Página 403 : "As pessoas negam a realidade. Lutam contra sentimentos reais provocados por circunstâncias reais. Erguem mundos imaginários do devia ser, do poderia ser e do podia ter sido. Mudanças reais começam com a avaliação e a aceitação real do que é. Então torna-se possível a ação realista." Essas palavras são de David Reynolds, um expoente americano da psicoterapia japonesa Morita. Refere-se ao comportamento pessoal, mas seus comentários podem aplicar-se também ao comportamento econômico das nações. --------------------- 
Minha observação do livro: O autor faz ficção baseada em fatos. No livro em questão fui a fundo nas regras dos jogos da indústria japonesa nos Estados Unidos. Transcrevi acima as únicas partes filosóficas do livro. O autor menciona os japoneses como o povo mais racista do planeta Terra. Quanto ao racismo, aprendi uma coisa importante: 
RACISMO é uma arma que atinge dois lados. RACISMO é ação e reação. 
Na página 305 do livro menciona uma forma de racismo dentro da própria raça. Lembrei de um vídeo que vi recentemente sobre o racismo dos índios com relação aos seus filhos imperfeitos. 
-Racismo é uma forma de negação e isto existe muitas vezes dentro de uma própria familia, é meu entender. 
Tecnicamente os japoneses são os que mais se aproximam da perfeição. Infelizmente o capitalismo e o respeito ao limite de cada um, impedem que os humanos sejam perfeitos. 
Então.. nem um povo é perfeito. Nem amarelos, nem pretos, nem brancos, nem vermelhos.
De cada raça, existe ou existiram uns poucos homens e mulheres perfeitos. A perfeição reside no amor e compreensão num todo. 
Nós humanos somos fragmentados, não entendemos sobre o todo mas apenas das nossas vontades. Somos EGOISTAS. O livro desperta a ideia de que qualquer guerra pode ser evitada com dinheiro, muito dinheiro. Então, essa guerra o Japão costuma vencer.
 A guerra ignorante mata, a guerra inteligente negocia! - A primeira edição do livro data de 1993. Passaram-se 15 anos. Portanto, a politica econômica Estados Unidos X Japão deve ter mudado seu curso ao longo da história. No entanto, o livro é uma ótima leitura para conhecimento do comportamento humano no mundo do capitalismo. Recomendo o livro para os capitalistas, industriários, comerciantes e ao povo japonês para conferir a coletânea de dados do autor. 
** "Se você não quer que o Japão compre, não venda" - Akio Morita.(pgna 401)

 (by Mar)

sábado, 12 de julho de 2008

FORÇA SEM MOVIMENTO - RETO AGIR

(pgna 102 do livro EINSTEIN, O ENIGMA DO UNIVERSO) 

 HERÁCLITO, de Éfeso, não admite uma realidade estática, mas tão somente uma realidade dinâmica ativa. 
Para ele, o Real é o Agir.
 Mas, esse Agir não representa movimento, é uma en-ergeia, isto é, atividade interna(en ergon). Um acumulador elétrico de alta potência é energia, mas não é movimento.
  Aristóteles fez a maravilhosa comparação entre a periferia de uma roda em movimento e seu centro; na periferia há muito movimento e pouca força, ao passo que no centro do eixo há somente força sem movimento. 

Huberto Rohden (1893 a 1981)

domingo, 6 de julho de 2008

Segredo da Felicidade conforme Albert Einstein

(Pgnas 99 e 100 do livro EINSTEIN O ENIGMA DO UNIVERSO)

 Inúmeras vezes foi EINSTEIN solicitado por pessoas de todas as classes para dar uma síntese compreensiva do que ele entendia por "Relatividade" - e nenhuma vez Einstein explicou o que era Relatividade. O que ele afirma sempre de novo em seus livros e cartas é que a RELATIVIDADE NÃO É OBJETO DE ANÁLISE INTELECTUAL, e sim de INTUIÇÃO CÓSMICA e sobre intuição NINGUÉM PODE FALAR, sem entrar em CONFLITO consigo mesmo. Paulo de Tarso diria que a intuição são os ÁRRETA RÉMATA, os "ditos indizíveis"
 Assim como o místico, que sabe o que é DEUS, não pode falar de DEUS. 
 Do mesmo modo o matemático, que sabe o que é Realidade, não pode falar sobre Realidade aos que só pensam e falam em termos de relatividade.
 A Realidade, quando pensada, é adulterada. E, quando escrita é duas vezes adulterada. E, quando falada  é três  vezes adulterada. Infelizmente, o homem tem de PENSAR, de FALAR e até de ESCREVER - que são males necessários, são FELIX CULPA, diria o HINO PASCAL DO EXULTET.
 A verdade genuína não pode ser pensada,  falada, escrita - ela é eternamente SILENCIOSA,ANÔNIMA,AMORFA e INCOLOR.
  Quanto mais o homem se aproxima de DEUS,mais SILENCIOSO se torna, mais ANÔNIMO, mais AMORFO, mais INCOLOR.
Tudo que se pode pensar, que tem nome, forma e cor, pertence ao mundo dos relativos, mas não ao mundo do Absoluto.
 O nosso Eu cósmico sabe da Realidade, e a saboreia - mas NÃO a pode PENSAR nem DIZER. 
A REALIDADE É IMPENSÁVEL e INDIZÍVEL.
 O homem da silenciosa Realidade é o ÚNICO HOMEM REALMENTE FELIZ. E, por vezes, é tão grande a sua felicidade que ele resolve pensar, falar, e até escrever, porque toda a plenitude transborda IRRESISTIVELMENTE. E esse transbordamento da plenitude beneficia os outros -- suposto que estes tenham receptividade para receber algumas gotas daquela plenitude. -----------------

- PRESERVAI OS RIOS E OS MARES. -ÁGUA, GARANTIA ÚNICA DE VIDA NA TERRA. - -

ÁTOMO

Pgna 97 do livro EINSTEIN O ENIGMA DO UNIVERSO de HUBERTO ROHDEN PLANCK e BOHR,

 Através de longos decênios de experiências de laboratório, 
provaram que um ÁTOMO pode irradiar energia através de 30 OU MAIS ANOS sem NADA PERDER DO SEU CONTEÚDO.  
Este processo seria impossível se o átomo fosse UMA PARTÍCULA MATERIAL, uma vez que a matéria quantitativa perde o seu conteúdo tanto quanto irradia. 
 Mas, se o átomo é um processo funcional no cosmos, não diminui o seu conteúdo na razão direta da sua irradiação, porque o conteúdo do Universo é INFINITO, e o Infinito irradiando finitos, não diminui.

sábado, 5 de julho de 2008

APIS MELLIFERA x Huberto Rohden.

Quem, como o autor deste livro, lida com ABELHAS, pode ilustrar esta autocracia cósmica com a vida da APIS MELLIFERA. É a opinião dos imperitos que a rainha das abelhas seja uma soberana responsável pelo governo da colmeia.  Na realidade, porém a tal rainha é apenas uma POEDEIRA, que, durante os CINCO ANOS DA SUA VIDA, não faz outra coisa senão ENGOLIR GELEIA REAL para poder PÔR OVOS e nada mais. A rainha não dá ordem a nenhuma abelha porque toda abelha, desde que sai do alvéolo até que, aos 40 ou 45 dias,morre na solidão da mata, sabe o que tem que fazer; ela tem o seu governo dentro de si mesma e obedece ao imperativo categórico, que vem de dentro dela. Uma colméia é a perfeita imagem de uma “anarquia cósmica” isto é, uma perfeita ordem e harmonia sem nenhum governo externo; o sem-governo(anarquia) se refere a um fator extrínseco, mas o governo(autarquia) está dentro de cada abelha. É a consciência apiária que governa, e , por isto, não há necessidade de uma organização externa. - - - - copiado do livro EINSTEIN O ENIGMA DO UNIVERSO de Huberto Rohden. (pgna.81) (Para os seguidores da SOCIEDADE ALTERNATIVA, é mister que saibam que os humanos ainda não evoluiram para ABELHAS, portanto, precisam de quem os governe) - - PRESERVAI OS RIOS E OS MARES. -ÁGUA, GARANTIA ÚNICA DE VIDA NA TERRA. - -

NEWTON, EINSTEIN, PLANCK

ISAAC NEWTON descreve um COSMOS ESTÁTICO,RÍGIDO, DEFINIDO. Para ele, o Universo é uma imensa máquina que funciona com precisão cronométrica. O Universo de NEWTON é IMUTÁVEL. ALBERT EINSTEIN substitui o Universo ESTÁVEL de NEWTON por um UNIVERSO I N S T Á V E L. Para Einstein, NADA É FIXO, TUDO É MÓVEL; NADA É ABSOLUTO, TUDO É RELATIVO. Tempo e espaço não são duração e dimensão estáticas definidas, mas algo dinâmico, indefinido. Tudo está em perpétuo fluxo, efluxo, influxo, refluxo. Mais do que nunca se comprovou na TEORIA DA RELATIVIDADE a palavra do filósofo HERÁCLITO, de ÉFESO,"panta rbei", "tudo flui". Ninguém pode, dizia Heráclito, tomar banho duas vezes no mesmo rio, PORQUE O RIO DE ONTEM NÃO É O RIO DE HOJE, e o de hoje NÃO É O DE AMANHÃ. O rio não é um estático ser, mas um dinâmico agir, ou devir; podem as suas margens ser fixas, mas as suas águas, que são o rio, estão em perpétuo processo de mutação e transição. Esta é a concepção mais exata da RELATIVIDADE: - t u d o f l u i, n a d a p a r a. (pgna 95) do Livro EINSTEIN O ENIGMA DO UNIVERSO de Huberto Rohden.
- -
PRESERVAI OS RIOS E OS MARES. -ÁGUA, GARANTIA ÚNICA DE VIDA NA TERRA. - -